NOTICIÁRIO POLICIAL

Ave silvestre é apreendida durante ação educativa da Semmam em parceria com a PRF

Neste sábado, 5, Dia Mundial da Ave, durante ação educativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi feita a apreensão de um pássaro silvestre, da espécie Jandaia, que estava sendo transportando em uma gaiola, na mala de um veículo. O ato ocorreu durante a abordagem no posto da PRF, KM 7, BR 116/Sul.

O animal será encaminhado, nesta segunda-feira, 7, para o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Antes disso, afirma o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, será examinado por um veterinário do órgão municipal. “A ave deverá passar por um período de quarentena para que seja devolvida à natureza”, explica.

De acordo com João Dias, a apreensão foi respaldada na Lei Federal 9.605/98, que determina que “caçar, traficar, transportar e manter animais silvestres em cativeiros é crime e da cadeia”. “Transportar animal silvestre é classificado como crime ambiental”, reitera.

QUATRO DIAS DE ATIVIDADES

A programação pelo Dia Mundial da Ave teve início na última quarta-feira, 2, com visita a lojas de produtos agropecuários, onde foi feito um trabalho de orientação com distribuição de panfletos, e com palestra na Escola João Paulo I.

A atividade prosseguiu nesta sexta-feira, 4, com abordagem no posto da PRF, no distrito de Humildes. Neste dia, informa o chefe do Departamento de Educação Ambiental, também foram encontradas aves domésticas sendo transportadas de forma ilegal. “A Semmam vai manter contato com a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) para realizar um trabalho em parceria para coibir essa pratica”, pontua.

Secom

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também