Cartório de Notas informa que cumpre medidas de proteção contra o Covid-19


Recente matéria do Blog Central de Polícia veiculou o flagrante de aglomeração na parte externa do 3º Cartório de Notas de Feira de Santana, conforme mostra a foto, e reclamações de pessoas que buscavam o atendimento. Em nota, o Cartório informa que está adotando as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde, que não pode exercer controle sobre a aglomeração na parte externa, mas admite que deverá contratar mais funcionários para agilizar o atendimento. Confira a nota oficial, na íntegra:

Nota Oficial: Cartórios de Notas cumprem medidas de proteção contra o Covid-19

O blog Olá Bahia publicou, no noticiário policial, em 21 de agosto de 2020, uma matéria sobre os Cartórios de Notas no período da pandemia de Covid-19. No texto, os Cartórios são descritos como desorganizados, e uma foto do 3º Ofício de Notas de Feira de Santana é usada para ilustrar o material. O Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) esclarece que, em momento algum, a equipe do blog entrou em contato com o tabelião titular para apuração ou checagem de seu posicionamento. Dessa forma, a entidade vem a público para prover os seguintes esclarecimentos:

Segundo Gildevan Antonio, titular do 3º Ofício de Notas de Feira de Santana, todas as medidas de proteção contra a Covid-19, decretadas pelas autoridades sanitárias e pelo governo do estado, foram aplicadas à serventia e estão sendo cumpridas com rigor. É disponibilizado aos usuários e funcionários o álcool em gel para higienização das mãos e um termômetro tem sido utilizado para aferição de temperatura de todos que entrarem no espaço; o uso de máscaras é obrigatório. As cadeiras de espera também foram espaçadas, de forma a garantir o distanciamento social.

Os interessados nos serviços prestados pelo Cartório são incentivados a retirar senhas de atendimento no período de 8h às 12h ou agendar os serviços por meio das plataformas eletrônicas – e-mail, site ou WhatsApp – a fim de reduzir a aglomeração de pessoas no estabelecimento.

A gestão do Cartório, entretanto, não pode exercer controle sobre o que ocorre no seu exterior. Como forma de mitigar eventuais aglomerações em frente à serventia, serão providenciadas as contratações de mais membros da equipe de atendimento, a fim de garantir que os usuários possam solucionar suas demandas com mais celeridade e reduzir o tempo de permanência nas dependências e, também de um segurança, para mitigar a aglomeração de pessoas na entrada do estabelecimento.

Ascom

Blog Central de Polícia, com foto de Meiryelle Souza.

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