NOTICIÁRIO POLICIAL

Homem que reclamou de falta de medicamentos em hospital de campanha de Feira de Santana morre de Covid-19

Um paciente com Covid-19 internado em Feira de Santana morreu na noite de quinta-feira (18). Venâncio dos Santos Ferreira Filho havia gravado um vídeo, no início deste mês, em que se queixava de falta de medicamentos no hospital de campanha da cidade.

Venâncio tinha 56 anos, era diabético, asmático e hipertenso. Ele foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 7 de junho, quando foi internado a unidade de saúde. No dia 11, o estado de saúde piorou, e ele foi transferido para uma UTI, onde ficou por oito dias.

Em entrevista à TV Subaé, membros da família disseram que Venâncio precisava fazer uma hemodiálise desde o último domingo (14), mas o procedimento não era realizado no hospital de campanha. A família também alega que os equipamentos necessários não haviam sido instalados. A direção do hospital nega.

“Temos hemodiálise e temos um contrato de hemodiálise assinado e o aparelho instalado dentro da nossa UTI. O que acontece é que nem todo paciente tem condição de fazer hemodiálise”, explica Francisco Mota,diretor médico do hospital.

No início de junho, após ter sido internado no hospital de campanha de Feira de Santana, Venâncio gravou um vídeo no celular em que se queixava de falta de remédios na unidade. Ele pedia ajuda e contava que, desde que dera entrada na unidade, havia recebido apenas um soro.

“Meu nome é Venâncio, estou gravando esse vídeo para pedir ajuda. Estou internado no hospital de campanha de Feira de Santana, e não tem medicamento. O hospital foi inaugurado sem recurso nenhum. Tem eu e um enfermeiro, que está aqui internado. Eu estou aqui desde ontem, ele chegou hoje e também não foi medicado. A única coisa que está tendo de medicamento é esse soro que estou tomando. Não tem nenhum recurso no hospital”, disse o homem, na ocasião.

A coordenadora da farmácia do hospital de campanha divulgou um vídeo no dia seguinte para mostrar que unidade estava bem abastecida de medicamentos, entre eles, os indicados para pacientes com hipertensão, diabetes e asma.

O hospital de campanha de Feira de Santana também divulgou nota informando que o paciente que gravou o vídeo deu entrada na unidade sem apresentar nenhuma intercorrência clínica ou respiratória e que as medicações que ele usava para hipertensão e diabetes não eram padronizadas e estavam sendo providenciadas. Em relação aos medicamentos usados no tratamento da Covid-19, eles possuem horários definidos para serem ministrados

G1 Bahia

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também