A Polícia Civil registrou 27 assassinatos no mês de setembro deste ano em Feira de Santana, um a menos que o mês de agosto. O número também é menor com relação a setembro de 2019, quando foram cometidos 33 assassinatos.
De acordo com a estatística, foram registrados 27 homicídios e 7 autos de resistência (confronto com a polícia), totalizando 34 mortes violentas no mês.
Em todo o ano de 2020 já foram contabilizados 288 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), no município.
Armas
Dos crimes ocorridos no mês passado, a maioria foi praticada com o uso de arma de fogo. Apenas um crime foi cometido com a utilização de arma branca. Entre as vítimas estava uma mulher e um adolescente.
Locais
O bairro Mangabeira foi o mais violento com 5 homicídios registrados, seguido por Papagaio, Campo Limpo, Asa Branca, Gabriela, Aviário, Conceição e Chácara São Cosme, com 2 assassinatos, cada.
E pelo menos um crime foi registrado nas seguintes localidades: Novo Horizonte, São João, Feira VI, Sítio Matias, Rocinha, Santo Antônio dos Prazeres, George Américo e Jussara.
Nenhum homicídio foi registrado na zona rural, no mês passado.
Fora da estatística
No mês passado também ocorreram duas mortes por espancamento, mas que não foram incluídas na estatística da Polícia Civil: um idoso que morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após ser espancado no bairro Santo Antônio dos Prazeres, e um jovem espancado no dia 16 de agosto, no bairro Conceição, e veio a óbito no dia 2 de setembro, também no HGCA.
Crimes ocorridos no mês de Setembro, nos últimos anos:
2019 – 33 homicídios
2018 -19
2017- 25
2016 -32
2015 -17
2014- 18
2013- 34
2012- 26
2011- 30
2010- 38
Delegacia de Homicídios (DHPP)
O delegado Rodolfo Faro, titular da Delegacia de Homicidios e Proteção à Pessoa (DHPP) declarou em entrevista ao repórter Denivaldo Costa que a redução no número de homicídios é ‘uma reação satisfatória à resposta dada pelas polícias no cumprimento de mandados de prisão e abordagens no bairros que tem liderado o número de homicídios’.
Nova facção disputa território na cidade
Segundo o delegado, as polícias tem buscado intensificar o trabalho contra o tráfico de drogas, que gera disputa entre facções e consequentemente homicídios.
“O foco, infelizmente, ainda é o tráfico de drogas. Hoje, existe uma disputa de uma nova facção que se estabeleceu na cidade de Feira de Santana, que tem conflagrado em alguns bairros a disputa do tráfico e tem acarretado esse aumento no número de homicídios, que é a motivação que mais prepondera aqui no município”, declarou.
Ainda de acordo com Rodolfo Faro, a Polícia Civil contabilizou 288 homicídios, 3 feminicídios, 6 latrocínios e 27 autos de resistência neste ano, em Feira de Santana.
Blog Central de Policia, com informações de Denivaldo Costa e imagens de arquivo/reprodução.