Uma sequência de assassinatos ocorridos entre os dias 9 e 10 fez com que o mês de janeiro de 2021 terminasse violento, com 33 homicídios contabilizados pela polícia. Coincidentemente, é o mesmo número de crimes em igual período do ano passado.
A maioria dos crimes aconteceu com o uso de armas de fogo, enquanto duas pessoas foram vítimas de facadas. A polícia também registrou 9 autos de resistência (confronto entre suspeitos e policiais).
Um dos crimes que mais chamou a atenção foi o assassinato do policial Washington Luiz Lima Silva, 41 anos, surpreendido em sua casa de eventos no loteamento Veredas, no bairro do SIM. Ele foi surpreendido por dois homens que invadiram o local e após tomar sua arma e outros pertences o executaram com vários tiros. Um terceiro comparsa aguardava em uma moto do lado de fora do imóvel. O crime aconteceu no dia 9.
Sede
Os bairros Santo Antônio dos Prazeres e Campo Limpo foram os líderes de violência em janeiro, com 4 assassinatos, cada. O bairro Gabriela veio na sequência com 3 crimes, enquanto Feira X, Lagoa do Subaé, Centro e Parque Ipê registraram 2 homicídios, cada.
Com um assassinato registrado entraram na lista o Jardim Cruzeiro, Conceição, SIM, Novo Horizonte, Caseb, Tanque da Nação, Alto do Papagaio e Parque Getúlio Vargas.
Zona Rural
Na zona rural ocorreram 3 assassinatos no distrito de Tiquaruçu; 2 em Jaíba e 1 na Matinha.
Número de homicídios registrados no mês de janeiro, nos últimos anos:
2021 – 33 homicídios
2020 – 33 homicídios
2019 – 21
2018 – 31
2017 – 25
2016 – 27
2015 – 30
Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e imagens reprodução/arquivo.