NOTICIÁRIO POLICIAL

Como recuperar seu celular? Representante da SSP explica a função do Alerta Celular

Dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas são os destaques do Alerta Celular, sistema disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública, nessa semana, para a população baiana. Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho.

Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta. Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO.

O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.

Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, o gerente de projetos da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP), em Feira de Santana, major PM Rubenilton Andrade, informa que o sistema Alerta Celular tem a função de agilizar a devolução do aparelho, após a apreensão feita pela polícia, mas é necessário o cadastramento. Ouça a explicação

O major explica também que o roubo ou furto de celulares é complexo e a polícia está atenta ao comércio clandestino dos aparelhos, com investigações e o lançamento do sistema Alerta Celular, no intuito de inibir o crime. Ouça

O gerente de projetos do SIAP informou que entre janeiro e abril deste ano foram registradas cerca de 10 mil ocorrências de furtos ou roubos de celulares na Bahia, com destaque para roubos em coletivos. Ele salienta que houve uma diminuição de 27,2% em relação às ocorrências registradas em igual período do ano passado.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e SSP (imagens reprodução/divulgação)

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também