NOTICIÁRIO POLICIAL

Defesa Civil recomenda cuidados durante chuvas intensas em Feira de Santana

As fortes chuvas, com incidência de raios e trovões, que chegaram em Feira de Santana nos últimos dias vão se estender até domingo, 7. A frente fria é causada por um acúmulo de nuvens vindos do estado do Amazonas. Nesse período chuvoso, a Defesa Civil Municipal fica atenta para as solicitações, através do Fala Feira 156, e recomenda cuidados para a população.

Até o momento 42,2 milímetros de chuvas caíram, sendo a média para o mês um acumulado de 67,4 milímetros – acima de 25 é necessário ficar em alerta.

“É possível que ainda neste sábado [6] atinja o acumulado para o mês, com possibilidade de descargas elétricas. Vale destacar que essa é uma previsão, podendo chover mais ou até menos, a depender das condições climáticas”, explica a coordenadora de Defesa Civil, Ana Karoline Rebouças.

A orientação do órgão municipal, em casos de alagamento nas residências, é sair do imóvel retirando apenas documentos essenciais (caso haja oportunidade) e se abrigar em um local seguro.

Nos casos em que o veículo está em uma área de alagamento, os motoristas devem evitar seguir o trajeto das enchentes. Se o automóvel estiver inundando, a recomendação é abandonar o veículo.

A Defesa Civil também recomenda que as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores por conta do risco de descargas elétricas, não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda e evitar utilizar aparelhos ligados à tomada – quando há inundações.

“Sabemos que muita gente tem receio de abandonar a casa ou o veículo, mas é uma decisão extremamente necessária. O mais importante é preservar vidas”, destacou a coordenadora da Defesa Civil.

Equipes da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) estão intensificando a limpeza de caixas e drenagem pluvial. Tudo isso para permitir o devido escoamento da água, evitando alagamentos. A colaboração da população evitando jogar lixo no chão é essencial, sendo esta a principal causa dos entupimentos de bueiros.

Secom
Imagens reprodução

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também