NOTICIÁRIO POLICIAL

Alunos da primeira turma do curso técnico em Contabilidade do Proeja se formam no Conjunto Penal

Formandos da primeira turma do curso técnico de nível médio em Contabilidade do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) ofertado no Colégio Estadual Paulo VI, localizado no Conjunto Penal de Feira de Santana, participaram da formatura da classe nesta quarta-feira (15).

Ao Bom Dia Feira, a diretora do colégio, Ana Verena, destacou que seis alunos estão sendo formados, sendo quatro alunas e dois alunos.

‘Nós tínhamos mais alunos, mas ocorreram algumas transferências. Eles fizeram o estágio aqui mesmo no conjunto penal e serão aproveitados para trabalhar aqui mesmo. Nós também estamos com técnico em logística pelo Proeja e vamos oferecer em 2022, o subsequente para os alunos da EJA que terminaram o ensino médio e desejam ter o técnico também’, afirma.

Ana relata que fichas para os que possuem a intenção de estudar são distribuídas nos pavilhões do conjunto.

‘Em seguida entregamos para o setor social e administrativo da unidade, quando ocorre a entrega da documentação e matrícula. Por estarmos com privados de liberdade e não termos salas muito amplas, oferecemos 15 vagas para cada curso. Até então estamos com o curso de logística em andamento e vamos iniciar o do EJA’, diz.

Feira de Santana está sendo a cidade pioneira no Proeja. Para a diretora, a iniciativa deve inspirar outras unidades prisionais na Bahia com o intuito de contribuir na ressocialização por meio do aprendizado de um novo ofício.

‘Essa é a primeira unidade que permite a conclusão do ensino médio profissionalizante Proeja. Nós temos alunos que nunca frequentaram escolas e estão agora tendo uma oportunidade, o que para eles é um resgate da educação. Nós trabalhamos em uma linha de humanização, oferecendo todos os tipos de projetos, programas, a especificidade desses alunos é que estão privados de liberdade, mas são iguais aos que não estão’, ressalta.

Bomdia Feira , com informações do repórter Joaquim Neto

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também