NOTICIÁRIO POLICIAL

Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer cidades atingidas pela chuva; saiba onde doar

A Fundação Hemoba intensificou a campanha de doação de sangue nos 29 postos de coleta na Bahia. A ação tem como objetivo evitar o desabastecimento nos municípios em situação de emergência em decorrência da chuva que atinge o estado. O estoque da fundação está em situação de alerta.

Segundo Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, tem postos da fundação em todas as macrorregiões da Bahia, por isso é necessário que os doadores ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenha um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pela chuvas.

As demais unidades no interior do estado também funcionarão em horários especiais. Para mais informações como endereços das unidades, basta acessar o site www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.

G1 Bahia -foto: Camila Souza/ GovBa

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também