NOTICIÁRIO POLICIAL

Sindicato protocola entrega de cargos comissionados de delegados na Bahia

O Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) protocolou, nesta quarta-feira (18), na governadoria, a entrega de cargos comissionados de mais de 100 delegados. Na prática, na quinta (19), a rotina nas delegacias ainda não será alterada.

A Polícia Civil da Bahia informou que a entrega dos cargos comissionados não desobriga os delegados de continuarem a exercer as suas atribuições previstas em lei.

Em seguida, o Governo do Estado afirmou que recebeu um ofício do sindicato, documento que foi assinado por 160 delegados. A outra lista, essa dos delegados que não aceitam receber os cargos entregues, foi assinada por 172 profissionais.

De acordo com a ADPEB, a medida foi adotada por falta de diálogo com o governador do estado, Rui Costa. A categoria pede a recuperação das perdas inflacionárias e respeito à as decisões judiciais e aos direitos dos aposentados.

Conforme informou o presidente da ADPEB, delegado Fábio Lordello, os cargos comissionados são de livre nomeação do governador. Ele nomeia os delegados para os cargos de gestão: diretores, coordenadores regionais, coordenadores da região metropolitana e titulares de delegacias do interior e da capital baiana.

“Eles fazem a gestão, coordenam e impulsionam as atividades. Esses cargos foram entregues e nós não vamos mais ter gestores nessas unidades”, explicou o delegado.

“Os cargos de delegados eles conseguiram pelo concurso público, pertencem a cada um. Os comissionados que são de livre nomeação do governador”, afirmou.

Fábio Lordello explica que a rotina desses delegados ainda não vão mudar na quinta, porque a ADPEB aguarda a protocolização da entrega dos cargos.

“Nós vamos dar um tempo e se ele não aceitar nós vamos demandar judicialmente para que seja publicado. Fora outras medidas que nós vamos começar a discutir a partir de amanhã”, disse.

Por g1 BA, com imagem reprodução.

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também