NOTICIÁRIO POLICIAL

Família de ‘Dona Pomba’ cobra da prefeitura solução para processo de desapropriação da Rua Nova

Familiares da falecida Ernestinha Carneiro da Costa, mais conhecida como “Dona Pomba”, moradora ilustre do bairro da Rua Nova, em Feira de Santana, se reuniram com o advogado Moacir Nascimento, para buscar uma solução da prefeitura sobre os imóveis construídos naquela localidade. Eles cobram a desapropriação dos terrenos do bairro e indenização para os herdeiros de Dona Pomba.

De acordo com o advogado Moacir Nascimento, o problema se arrasta há mais de 30 anos e a família acusa que o processo que tramitava na justiça desapareceu e cobra uma resposta da procuradoria do município. O advogado conta que o município se apropriou de área pertencente à família de Dona Pomba, ergueu prédios e tem mais de 10 mil moradores esperando pela escritura. Ouça

Dilson Carneiro, também conhecido como Dilson Gamela, um dos sobrinhos de Dona Pomba, informou que ex-prefeitos como João Durval Carneiro e José Falcão da Silva deram andamento no processo para desapropriação e indenização, mas com o falecimento deste último, a questão vem se arrastando. Gamela conta que os demais gestores prometeram resolver o problema, mas nada foi decidido.

Ainda de acordo com ele, “o pessoal da Rua Nova tem seu direito e quem deve indenizar a gente é a prefeitura”. Informa ainda que mesmo sem escritura, moradores são obrigados a pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Ouça

Segundo historiadores, a partir do casarão de Ernestina Carneiro Ferreira de Almeida, conhecida como Dona Pomba, teve início o bairro da Rua Nova e antes da expansão urbana, toda a área era compreendida pela Fazenda São Gonçalo, que ficava na região do Calumbi, entre a fazenda de Manuel Matias e o Alto do Gonçalo. Contam ainda que Dona Pomba começou a doar lotes de terra de sua propriedade, dando início ao bairro.

Blog Central de Polícia, com informações e fotos de Sotero Filho.

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também