NOTICIÁRIO POLICIAL

Feira tem 40 pacientes na fila da regulação

Em Feira de Santana, 40 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta segunda-feira, 12.

Na policlínica do Parque Ipê, um paciente aguarda há 16 dias regulação para tratar de um derrame pleural. Outro paciente, 56 anos, espera há 13 dias transferência para receber o tratamento adequado para Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Na mesma unidade, mais um paciente, 57 anos, está há 10 dias na fila de regulação para tratar Ascite – doença conhecida como “barriga d’água”, que se configura como o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

No total, 15 pacientes estão na UPA Queimadinha, 9 na UPA Mangabeira, 2 na policlínica do Feira X, 4 na policlínica do Tomba, 8 na policlínica do Parque Ipê e 2 na policlínica da Rua Nova.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

Secom | Foto: Jorge Magalhães

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também

Vítima de acidente morre no HGCA

Na noite passada, (26) Nilton Correia Bitencourt, de 45 anos morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após se envolver em um acidente de trânsito