NOTICIÁRIO POLICIAL

Setor de neurologia do HGCA registra mais de 700 cirurgias e 1.100 atendimentos

O Hospital Clériston Andrade (HGCA) tem se destacado no cenário nacional pela impressionante expansão das cirurgias neurológicas, impulsionada pelo avanço tecnológico e aquisição de equipamentos de ponta. Dr. Márcio Brandão, Coordenador do Serviço de Neurocirurgia, destaca o compromisso do hospital em oferecer tratamentos de excelência e resultados promissores aos pacientes.

O HGCA conta com recursos como o Microscópio com Angiografia Intraoperatória, Neuroendoscópio, Aspirador Ultrassônico, Afastador Cerebral Leyla, Suporte de Crânio Mayfield, Craniótomos High Performance e Neuronavegador. Essa infraestrutura tecnológica coloca o hospital na vanguarda da neurocirurgia no país.

Nos últimos 12 meses, o HGCA realizou 310 neurocirurgias eletivas e 439 de urgência, demonstrando uma demanda crescente por serviços especializados na região. O aumento expressivo no número de pacientes operados nos últimos anos é notável. Comparando-se os períodos de maio a dezembro de 2020, 2021 e 2022, foram realizadas 201, 294 e 486 neurocirurgias, respectivamente. O crescimento foi ainda mais notável no primeiro semestre de 2023, com um aumento médio de 170% em relação aos anos anteriores.

Esse crescimento não se limita ao número de cirurgias, mas também abrange o atendimento ambulatorial. Em 2021, foram oferecidos 600 atendimentos, número que saltou para 1.119 no ano seguinte, um aumento de mais de 125% nos meses de janeiro a maio.

A visão do Dr. Márcio Brandão é clara, “a equipe do HGCA busca utilizar de forma eficiente os recursos investidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), visando beneficiar o maior número possível de pacientes. O alto volume de investimento resultou em um serviço de neurocirurgia altamente equipado e capaz de oferecer tratamentos de ponta para a população”.

Além do aumento na quantidade de cirurgias e atendimentos, o HGCA inovou ao dividir os Ambulatórios de Neurocirurgia por subespecialidades, como Coluna, Dor, Base de Crânio e Neuro-Oncologia. “Isso permite uma abordagem mais específica e direcionada ao tratamento das diferentes condições neurológicas, garantindo maior eficácia no cuidado aos pacientes. Hospital Clériston Andrade se destaca no cenário nacional como um centro de excelência em neurocirurgia, impulsionado pelo avanço tecnológico e pela aquisição de equipamentos de ponta. Temos alcançado resultados surpreendentes, proporcionando tratamentos eficazes, inéditos e oferecendo esperança a pacientes que receberam cuidados médicos especializados”, concluiu Dr. Márcio Brandão.

Ascom HGCA

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também

Vítima de acidente morre no HGCA

Na noite passada, (26) Nilton Correia Bitencourt, de 45 anos morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após se envolver em um acidente de trânsito