Nesta terça-feira (13), completou 30 dias do ataque de um cachorro da raça pitbull a pessoas no Condomínio Villa Mariana, em Feira de Santana, as investigações continuam em andamento. O fato, ocorrido no dia 13 do mês passado, está sendo conduzido pela delegada Thiara Martins, titular da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana. Em entrevista à equipe de reportagem da rádio Subaé, a delegada atualizou o andamento do caso.
“Atualmente, as investigações estão em curso. Temos registros de ocorrência, sendo um deles por parte de uma das vítimas lesionadas. Estamos na fase de levantamento de provas e realizando as oitivas necessárias para identificar os responsáveis pelo animal”, informou a delegada ao repórter Denivaldo Costa.
Martins destacou que a síndica do condomínio solicitou a investigação e que estão próximos do fim da apuração sobre a conduta dos responsáveis pelo cachorro. “Estamos finalizando a investigação sobre os responsáveis pelo animal. Estamos levantando provas e realizando as oitivas necessárias para que os envolvidos sejam ouvidos e esclarecidos na delegacia”, explicou.
A delegada também abordou as possíveis consequências legais para os responsáveis pelo pitbull. ” Embora a conduta do animal em si não resulte automaticamente em responsabilização dos donos, a legislação considera como primeiros responsáveis os cuidadores desses animais. Estamos avaliando se houve contribuição humana e as condições de manutenção do animal”, ressaltou Martins.
Ouça
Ela enfatizou a importância da responsabilidade dos donos de animais, especialmente aqueles de grande porte. “Precisamos ser responsáveis com relação aos nossos animais, principalmente os de grande porte. Devemos tomar todas as precauções necessárias para evitar situações como a que estamos investigando. É fundamental garantir a adequada manutenção e conservação desses animais”, afirmou.
Entre as vítimas estão crianças, adolescentes e um funcionário da portaria, que tentou fugir, mas foi alcançado pelo cachorro. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o porteiro foi atacado pelo cão, além de outras vítimas que estavam em uma festa de aniversário no condomínio. As imagens das câmeras de segurança mostram o ataque, enquanto a garotada brincavam em uma piscina de sabão.
Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa (rádio Subaé)