NOTICIÁRIO POLICIAL

Programação de Segurança para a Micareta 2019 é apresentada pelo Comando da PM

Na tarde/noite desta quarta-feira, 10, o Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) apresentou, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, o planejamento das instituições que atuam na área de segurança pública para ser aplicado na Micareta 2019, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de abril.

O evento foi presidido pelo Ten. Cel. Luziel Andrade, comandante da Regional Leste da Polícia Militar, e pelo prefeito Colbert Martins Filho, que informou que a Prefeitura Municipal estará investindo R$ 10 milhões na realização da festa.

Todos os segmentos de segurança envolvidos com a Micareta atuaram de forma integrada, atendendo ao princípio de economicidade de custos e a otimização das ações que serão desenvolvidas para oferecer ao folião uma festa tranquila e segura sob todos os aspectos.

A Polícia Militar disporá, no circuito e nos seus portais de acesso, o que há de mais moderno, em termos de tecnologia digital, para interceptar a presença de indivíduos suspeitos, a exemplo de câmeras de identificação facial e drones. O efetivo da PM na Micareta será de 4.940 homens, enquanto o Corpo de Bombeiros atuará com 125 combatentes, 12 horas/dia.

“Equipes Veladas”

A Polícia Civil vai contar com um contingente de 250 servidores, a cada plantão de doze horas, entre delegados, escrivães, investigadores, e pessoal de apoio técnico.

De acordo com o coordenador do órgão, Roberto Leal, “estaremos divididos entre os postos e teremos uma Central de Flagrantes e o posto Draco, que reunirá as ocorrências”. Conhecidas como “equipes veladas”, grupos de policiais civis totalmente descaracterizados vão trabalhar infiltrados no meio dos foliões.

Já a Guarda Municipal convocou um efetivo de 140 prepostos para atuarem em regime de policiamento ostensivo, além de dar continuidade ao trabalho de vigilância aos equipamentos públicos. O secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto Gonçalves (foto), responsável pela corporação, enfatizou que todo o sistema de vídeo-monitoramento instalado na cidade estará interligado ao esquema de segurança da Polícia Militar.

Também serão intensificados os esforços da Vigilância Sanitária, no sentido de fiscalizar a qualidade das bebidas e dos alimentos que serão comercializados no Circuito Maneca Ferreira. A Secretaria de Saúde mobilizou a maioria dos seus servidores, entre médicos, enfermeiros e atendentes, que estarão de plantão nas policlínicas localizadas nos bairros da cidade, bem como nos postos instalados no sítio da festa.

O Ministério Público do Estado, este ano colocará um caminhão equipado para prestar atendimento ao público, através de doze servidores sob a coordenação das promotoras Samiana Cardoso e Dila Neves.

O atendimento na sede será das 8h às 20h; no ônibus das 10h às 22h, além de equipes itinerantes que fiscarlizarão hospitais, casa abrigo, serviço de policiamento, “em conjunto com os demais órgãos”, afirma Dila Neves.

O secretário Saulo Figueiredo (Transporte e Trânsito – foto), e o superintendente de Transito, Mauricio Carvalho, asseguraram que suas respectivas pastas estão devidamente preparadas para encarar o desafio de promover o ordenamento do fluxo de veículos na cidade, durante o período momesco. Estão mobilizados 94 agentes de trânsito. Eles iniciarão os trabalhos a partir das 16h da quinta-feira, 25 de abril.

Sinal de Alerta

Os foliões devem estar atentos para não portarem bens, a exemplo de telefones celulares, ao sair de casa. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer informou que, o trecho que passa sobre o túnel Dr. Carlos Kruschevsck deverá ser evitado. O local será interditado no período da festa, quando será  montado um posto médico para atendimento aos foliões.

O ato contou as presenças dos secretários Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer), Denise Mascarenhas (Saúde), o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Major Adriano Belarmino; Gerinaldo Costa, representante do Crea; e um representante da Polícia Rodoviária Federal.

Secom

Comentários

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+

Veja também